Luís Barroso Viegas LouroAdega do Monte Branco
Após seis anos de experiência na Quinta do Mouro com seu pai e de um intenso estágio de quatro anos em Sonoma County, na Califórnia (EUA), Luís Louro, então formado em Enologia, decidiu que era hora de elaborar os seus próprios vinhos.
Desse sonho nascia a Adega do Monte Branco, em Estremoz, cidade Alentejana onde se situa a maior concentração de produtores de vinho de Portugal. O objetivo de Luís Louro era elaborar vinhos de castas majoritariamente portuguesas, tendo como valores essenciais a modernidade, a qualidade e o preço.
Construída em 2006, a adega conta com a mais moderna tecnologia e arquitetura e tem capacidade para produzir 200 mil litros de vinhos. Os 25 hectares de vinhas estão plantados em dois tipos de solo, graníticos e calcários, pelos quais se distribuem as castas tintas Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e as brancas Roupeiro, Fernão Pires, Arinto e Antão Vaz.
Luís Louro assumiu a responsabilidade técnica sobre todo o processo, da produção da uva à elaboração do vinho, para assegurar que eles possuam personalidade marcante e caráter distinto. Desse modo, quem degusta não tarda a associar o paladar à região e ao produtor.